A experiência de implementação de políticas públicas de educação na América Latina, sobretudo a partir dos anos noventa do século passado, encerra algumas lições importantes que devem ser levadas em conta pelos países com vistas ao objetivo comum de assegurar o cumprimento de metas que se tornaram imperativas, tanto em face das necessidades de desenvolvimento social e econômico do continente, quanto no que diz respeito à urgência de mais cidadania e justiça social. Ninguém por certo ignora os efeitos multidimensionais de uma educação de qualidade no combate à pobreza e na redução das desigualdades sociais.
Do exame das políticas implementadas nos últimos anos, especialmente nos países que adotam o sistema federativo, três eixos despontam como prioritários para a configuração de um quadro de políticas educacionais de maior envergadura. Esses eixos são respectivamente a questão federativa, o financiamento da educação e a questão docente. Um quarto eixo deve ser acrescentado sobre o ensino superior com vistas a uma visão educacional sistêmica, sobretudo no que se refere à sua expansão e qualidade no conjunto das políticas de educação e interface com a educação básica.
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