terça-feira, 25 de maio de 2010

PLANEJAMENTO 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Diretoria DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Planejamento Anual de Atividades - 2010

1. Identificação
1.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade de Brasília
1.2. Grupo: Educação PET
1.3. Home Page do Grupo:
1.4. Dados da Criacao do Grupo: 1996
1.5. Tema (somente n º OS Grupos criados uma Partir dos Lotes Temáticos):
1.6. Curso de graduação AO Qual o Grupo estabele Vinculado: Pedagogia
1.7. Habilitação Oferecida Pelo Curso de graduação AO Qual o Grupo estabele Vinculado:
(X) Licenciatura ( ) Bacharelado ( ) Licenciatura e Bacharelado
1.8. Nome do Orientador: Ana Tereza Reis da Silva
1.9. E-mail do Tutor: tapajuara@gmail.com
1.10. Titulação e área: Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente - Linha de Epistemologia e Educação Ambiental
1.11. Data de ingresso do Tutor (MES / ano): Janeiro de 2010
2. ATIVIDADES PROPOSTAS
N Planejamento Geral das Atividades equacionaríamos:
· O Compromisso com uma Formação Acadêmica de Qualidade, Ética e Cidadã, com uma indissociabilidade ensino, Pesquisa e Extensão, com um Preparação dos Alunos parágrafo atuar sem Seu Futuro Profissional e campo com um Melhoria do Curso de graduação AO Qual o Grupo estabele Vinculado.
· Participação dos Integrantes do Grupo Atividades in Que visem à Interação Entre bolsistas e nao bolsistas e com o Curso de graduação AO qua estabele Vinculado, de um MoDo viabilizar o Efeito multiplicador do PET Sobre a EA COMUNIDADE Acadêmica Interação com o Grupo do Projeto Pedagógico do Curso .
· O Desenvolvimento de Competências Básicas Pelos Integrantes do Grupo de Linguagem Escrita não da OSU e oral, Idioma Estrangeiro in E Na área de Tecnologias de Informação e Comunicação.
· Atividades Inovadoras nd graduação.
· Ações parágrafo Diminuir um evasão e repetência no (s) Curso (s) de graduação.
· O carater das multi e interdisciplinar Atividades.
* Os Grupos criados in MANTER deverão 2009, não preenchimento do Formulário, como Atividades NA PROPOSTA definidas encaminharam Que um SESU / MEC OCASIÃO Por fazer referido Edital.
2.1. Atividades de Ensino Pesquisa, Extensão e
N Planejamento de Atividades de Ensino equacionaríamos:
· pertinencia das Atividades nenhuma Contexto do PET.
· Contribuição par o Desenvolvimento de Novas Práticas Pedagógicas EXPERIÊNCIAS e não Curso de graduação AO Qual o Grupo estabele Vinculado.
· Complementaridade Entre Ações de Extensão e Pesquisa e Os temas / Ações tratados não Âmbito do PET.
· Benefícios Acadêmicos da Atividade n. o Pará e Grupo A COMUNIDADE Acadêmica do Curso AO qua estabele Vinculado.
· A Contribuição par uma Formação Cidadã dos Integrantes do Grupo EO Desenvolvimento social.
· Resultados esperados (Produção de material Didático, Apresentação e Publicação de Trabalhos).
* Na Descrição das Atividades, Pesquisa Como uma forma de Ações de Ensino, Extensão e destacar Serao desenvolvidas.
ATIVIDADES DE ENSINO

PET: O Que eu tenho ISSO COM Haver?
O projeto "PET:? O Que eu tenho ISSO COM haver" e UMA PROPOSTA de Intervenção Junto EAo Calouros do Curso de Pedagogia Que pretende estreitar o Diálogo Entre OS graduandos do Grupo PET Educação da UnB COM OS Recém-Ingressos nenhum Curso. Este se confi Como hum Projeto de carater processual e contínuo. Tem Como OBJETIVO principal auxiliar não Processo de inserção dos Estudantes Recém-Ingressos nd Vida Acadêmica, sem contribuir Processo de Formação dos mesmos, e possibilitar o vislumbre de possíbilidades e Oportunidades de Atuação não Âmbito Acadêmico. Como intervenções TEM Como Espaço de Atuação uma disciplina curricular Projeto 1 - Orientação Acadêmica, Visto Que ABORDA, ASSIM Como o referido Projeto, o Curso de Pedagogia, a Qualidade da Formação de Futuros Profissionais da Educação, a EA Atuação dos Estudantes nsa Diversos Espaços da Sociedade . Essas intervenções ocorrem AO Longo dos semestres de ACORDO com o cronograma EO Conteúdo programático dos docentes ministram uma disciplina curricular Que. Os petianos realizam o "PET: O Que eu tenho ISSO COM Haver?" Por Meio de Contato COM OS audiovisuais docentes, Exposições, debates, Dinámicas, Recursos e materiais informativos.

Cinema em Debate
Exibição mensal de filmes previamente Escolhidos Lista com um Aberta e Indicações. Como Gerais Temáticas Serao, não entanto OS filmes Serao balizados Analítica Por profundidade e congruentes um Questões ATUAIS. Atraves da exibição de filmes elaborados Bem urna comunidade heterogênea, integrante convidaremos OS espectadores de uma Sessão CADA UMA conversa informal reflexiva a Respeito da Temática do dia, hum Por mediada do Grupo PET. ESSA ferramenta Instiga distintas PESSOAS uma frequentarem Atividades Acadêmicas e informais Agrega Diferentes consciências Que se cinema Por interessam.

Mesa Redonda
A Mesa Redonda e UMA PROPOSTA de Intercâmbio de saberes direcionados Pará Um Temática Educação in Direitos Humanos in forma de debate MEMBROS Por coordenado fazer PET Educação. A Atividade e destinada EAo Estudantes da graduação da Faculdade de Educação da EA COMUNIDADE Acadêmica TODO UM de Como. Pretende-se possibilitar uma DISCUSSÃO Sobre a Temática, hum instigando Ambiente de Socialização do Conhecimento Entre OS ENVOLVIDOS.

Grupo de Estudos PET Educação
O Grupo de Estudos PET Educação constitui hum Espaço plural de Reflexões Sobre temas pertinentes à Pesquisa, ensino AO e à Extensão. Desse MoDo, embora voltado atender Pará como Demandas epistemológicas e metodológicas do PET coletivo, o Grupo e Aberto à Comunidade da Participação Acadêmica. Os Encontros Serao realizados mensalmente e Terao Como Objeto de Reflexão TEXTOS previamente selecionados. Como Reflexões Serao desenvolvidas uma Partir de Três Eixos Temáticos, a saber: uma Pesquisa-Ação enquanto Orientação metodológica interdisciplinar de Pesquisa in educação; uma Extensão enquanto Eixo articulador da FUNÇÃO social do ensino e da pesquisa; um Articulação dos Conceitos de Complexidade Multiculturalismo e Ecoformação Como Terreno epistemológico emergente Que prima Pelo Diálogo de Saberes e Pela pluralidade de Narrativas. Por FIM, IMPORTA esclarecer Que o Grupo de Estudos PET Educação e Um Espaço de Reflexão Que Busca SUPERAR o Ativismo esvaziado. Que Analisa uma Ação à luz de Teorias ajudam Que uma elucidar OS dilemas suscitados Pelas Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Contudo, e O Que also in Lugar a Teoria e re-significada, revisitada, questionada fortalecida, e Renovada à Partir dos Dados da Realidade Que nd se manifestam e Ação Pela.

Jornal Diálogos
O Jornal Diálogos Boletim Informativo e hum de um Edições semestrais. This Iniciativa do Grupo PET Educação Comunicar com Busca urna comunidade Acadêmica de forma colaborativa, Informativa e descontraída Sobre ASSUNTOS de Interesses Culturais e Educacionais. O Grupo PET produz EDU como editorações do Jornal e SOLICITA Apoio do Serviço de fotocópia da Faculdade de Educação - FE tiragem CADA par. Os Jornais São Distribuídos NAS Salas de aula e disponibilizados in Locais de Acesso Fácil, e como TODAS Colunas São Abertas à Participação dos Alunos da graduação. Busca-se Ainda parágrafo SUA Realização, o Diálogo Outros Grupos PET com semper Buscando EXPERIÊNCIAS trocarte e editoriais FERRAMENTAS.
Como Colunas do Jornal São Diálogos: Perfil, O Espaço parágrafo Entrevistas com Professores da Faculdade de Educação; Rir Pra Nao Chorar, Coluna de humor Crítico relacionado um temas de relevância social; Efeito Placebo, Onde se publica materiais Alunos Artísticos de fazer Curso de pedagogia e de Conteúdos diversificados (poesias, contos, etc); Estudantes Movimento in, Espaço de notícias Sobre Movimentos estudantis OS, Eleições e Atividades Diversas; ToPet, Onde São Dadas Dicas de Livros, Álbuns Musicais e filmes selecionados Pelos Integrantes do PET Educação; Papo Sério, Que trata de hum Artigo Acadêmico produzido Pelos Alunos; A Palavra e Sua, O Espaço cedido EAo Alunos da Faculdade de Educação n º Publicar TEXTOS Crítico de carater e Pedagógico; e, Por último, parágrafo va ..., São divulgados simpósios Onde, Colóquios, Congressos, Seminários, Exposições e Eventos de Interesse da COMUNIDADE e Acadêmica da UnB, Mais especificamente, da Faculdade de Educação.

Blog Educação PET
Acompanhando uma nova Organização da Informação Desta Virada do Século, temos a internet Como o Grande Cenário da Comunicação Entre PESSOAS parágrafo O Século Que se inicia. Consoante Novidade ESTA, o PET / EDU parágrafo prolongará um Contato Seu web, atraves de UMA Página Pessoal não Modelo Blog. Além Do Acesso Imediato AO Grupo PET Educação, Serao disponibilizados OS Projetos andamento em, O Convite uma SUA Participação, Sugestões Espaço Pará e Trocas de saberes, como Produções do Grupo E OUTRAS Informações pertinentes. Vislumbra-se ampliar e aprofundar o Contato do PET com uma comunidade, incorporar «Além Novas possíbilidades atraves da Extensão Na Rede Grande.

ATIVIDADES DE PESQUISA
Diálogo de Saberes
A Questão in Atividade constitui tempo / um um visto Espaço Que transversal Articulação e mutuamente implicada do tripe ensino Pesquisa, e Extensão. OS Aqui se vinculam Projetos Coletivos e indivíduos tenham Que Como Foco uma Socialização do Conhecimento, uma Intervenção Sócio-Educativa e / ou um sistematização e Construção do Conhecimento. De Natureza Aberta e Flexível ESSA Atividade manifestar Devera, um Médio e Longo Prazo, uma Unidade Teórica e Prática do PET Educação Pelo viés da pluralidade de orientacoes epistemológicas e metodológicas, Pela Diversidade de Sujeitos, Objetos de Estudos de e de Espaços de Intervenção. Efeito COM, OS Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculados um ESSA Atividade estarão minimamente Articulados Entre si Por orientacoes epistemológicas e metodológicas COMUNS, a saber: uma Pesquisa Ação, um Complexidade eA interdisciplinaridade. Contudo, poderao temas veicular Diferentes, Objetos de Pesquisa, Sujeitos, Espaços de Intervenção (Espaços formais e nao formais de educação), Práticas de Intervenção, Instrumentos de Pesquisa, Abordagens e Narrativas.

Grupo de Estudos PET Educação
O Grupo de Estudos PET Educação constitui hum Espaço plural de Reflexões Sobre temas pertinentes à Pesquisa, ensino AO e à Extensão. Desse MoDo, embora voltado atender Pará como Demandas epistemológicas e metodológicas do PET coletivo, o Grupo e Aberto à Comunidade da Participação Acadêmica. Os Encontros Serao realizados mensalmente e Terao Como Objeto de Reflexão TEXTOS previamente selecionados. Como Reflexões Serao desenvolvidas uma Partir de Três Eixos Temáticos, a saber: uma Pesquisa-Ação enquanto Orientação metodológica interdisciplinar de Pesquisa in educação; uma Extensão enquanto Eixo articulador da FUNÇÃO social do ensino e da pesquisa; um Articulação dos Conceitos de Complexidade Multiculturalismo e Ecoformação Como Terreno epistemológico emergente Que prima Pelo Diálogo de Saberes e Pela pluralidade de Narrativas. Por FIM, IMPORTA esclarecer Que o Grupo de Estudos PET Educação e Um Espaço de Reflexão Que Busca SUPERAR o Ativismo esvaziado. Que Analisa uma Ação à luz de Teorias ajudam Que uma elucidar OS dilemas suscitados Pelas Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Contudo, e O Que also in Lugar a Teoria e re-significada, revisitada, questionada fortalecida, e Renovada à Partir dos Dados da Realidade Que nd se manifestam e Ação Pela.

PET Educação: História e Memória da Experiência Vivida
O Projeto de visto Questão in A Construção de Acervo Sobre hum audiovisual uma memoria eA História do PET Educação. Visa igualmente UMA Fomentar cultura de Registro e Socialização das Ações e conhecimentos desenvolvidos Pelo Grupo. ASSIM, um in Atividade Questão Será, será o Lugar do resgate da Memória Viva atraves do PET das Falas, Narrativas e Práticas dos Sujeitos ENVOLVIDOS Nesse Espaço de Formação Humana articulação Que um ritmo tão hum, o ensino, a Pesquisa Extensão bis. A Atividade Será, será desenvolvida AO Longo do Ano atraves de Entrevistas com ex-tutores, petianos e ex-petianos, professores da FE, professores e Alunos das Escolas Públicas ENVOLVIDOS Ainda sem Programa e, atraves do Registro audiovisual das principais Ações / Atividades desenvolvidas Pelo Grupo in 2010 nsa Diferentes Espaços Acadêmicos, escolares e Comunitários. Tem imagens e como serao utilizadas Informações coletadas nd Produção de Documentário hum Sobre a História e Memória do PET Educação.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Diálogo de Saberes
A Questão in Atividade constitui tempo / um um visto Espaço Que transversal Articulação e mutuamente implicada do tripe ensino Pesquisa, e Extensão. OS Aqui se vinculam Projetos Coletivos e indivíduos tenham Que Como Foco uma Socialização do Conhecimento, uma Intervenção Sócio-Educativa e / ou um sistematização e Construção do Conhecimento. De Natureza Aberta e Flexível ESSA Atividade manifestar Devera, um Médio e Longo Prazo, uma Unidade Teórica e Prática do PET Educação Pelo viés da pluralidade de orientacoes epistemológicas e metodológicas, Pela Diversidade de Sujeitos, Objetos de Estudos de e de Espaços de Intervenção. Efeito COM, OS Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculados um ESSA Atividade estarão minimamente Articulados Entre si Por orientacoes epistemológicas e metodológicas COMUNS, a saber: uma Pesquisa Ação, uma interdisciplinarida de Complexidade EA. Contudo, poderao temas veicular Diferentes, Objetos de Pesquisa, Sujeitos, Espaços de Intervenção (Espaços formais e nao formais de educação), Práticas de Intervenção, Instrumentos de Pesquisa, Abordagens e Narrativas.

Feira de Trocas da Faculdade de Educação (Edições VI e VII)
O Projeto Feira de Trocas da Faculdade de Educação e UMA Atividade cultural Que Consiste NA CRIAÇÃO De Um Espaço Pará Um Realização de Trocas Solidárias, OS Onde oferecem Participantes si e Produtos trocam entre, Substituindo o OSU fazer Por Dinheiro Valores Sociais e Humanos, estimulando, ASSIM, o Consumo Consciente, uma Interação social eA Troca de Saberes. Projeto de Esse aumento da necessidade de vislumbradas Serém, vivenciadas e propagadas Formas Alternativas de Comércio, de Interação social e de Manutenção de Culturas enfrentar uma determined Valores e Práticas proprios do Sistema capitalista vigente, os tais Como o Lucro Imediato, o Consumo desenfreado EA Relação insustentável do Ser Humano com o parágrafo inserido Ambiente não estabele qual. A Feira de Trocas da Faculdade de Educação contribuir visto nd Formação Cidadã da envolvida comunidade; CRIAR UM Espaço de Interação social e de Troca de Saberes; estimular o Pensamento EO Posicionamento Críticos; vivenciar UMA Solidária Organização Comunitária. Espera-se Que indivíduos participem OS e se identifiquem com uma PROPOSTA do Evento Como ajam e propagadores da Idéia e in Prática da Questão n º Outros Espaços de SUAS VIDAS cotidianas. N Que Diz Respeito AO PET Educação, especificamente, Pretende-se exercitar o Trabalho Efetivo, harmonioso e Equipe in Produtivo, ASSIM Como exercitar Seu par com um Compromisso COMUNIDADE NA SUA Cidadã Formação e nd Troca de conhecimentos e EXPERIÊNCIAS.
III Semana da Pedagogia
A Semana da Pedagogia TEM Como intuito PROMOVER A Comunicação eA Troca de conhecimentos não Âmbito da Pedagogia, envolvendo docentes e discentes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores, Profissionais da área educacional bis in Geral COMUNIDADE. Nenhum Evento Serao abordadas Temáticas Emergentes no Campo Educacional MoDo de uma Troca de proporcionar uma EXPERIÊNCIAS, a Integração Entre Professores das Escolas da Rede Pública e Privada de Toda uma Região com um e-Universidade, Mais especificamente, com uma Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Vislumbramos COM ESSA Momentos oportunizar o aprofundamento Ação parágrafo das Questões Educacionais utilizando Como Estratégia debates, Estudos e Atividades teórico-Pará Práticas EA Partir Disso, contribuir um Melhoria da Qualidade do Curso de Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário